O diagnóstico por imagem

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Os exames de imagem são o resultado da aplicação do conhecimento da Radiologia para a formação de imagens de estruturas ósseas e de tecidos internos do corpo humano, com o objetivo de auxiliar no diagnóstico de um quadro médico. Tudo isso só foi possível graças ao desenvolvimento da radiologia, que atualmente atende diferentes segmentos voltados à área da saúde através do uso de radiações.
Como as imagens são feitas para a visualização de órgãos, membros e diferentes estruturas do corpo humano, diversas técnicas são utilizadas para obter uma melhor ilustração da situação real. Ao todo, a Radiologia conta com 8 diferentes modalidades de diagnóstico por imagem que podem ser divididos em dois grupos: aqueles que utilizam radiação ionizante, conhecida como Raio-x, e aqueles que não utilizam de tal radiação, como a ressonância magnética e a ultrassonografia.

A radiografia é o exame por imagem mais utilizado em diagnósticos médicos e odontológicos. O equipamento de Raio-x – como é chamado – utiliza uma radiação ionizante que atravessa os tecidos do organismos e consegue captar e formar uma imagem. Em algumas situações da radiografia, é necessário a utilização de contraste, uma substância opaca, permite a distinção das estruturas específicas. Geralmente os contrastes utilizados são compostos de bário ou de iodo.
Mamografia
 
Muito semelhante ao procedimento da radiografia, a mamografia se difere da modalidade anterior por conter um elemento químico chamado molibdênio. Essa é a melhor técnica para o diagnóstico de câncer de mama, pois o Raio-x emitido no exame consegue captar nódulos impossíveis de serem notados no autoexame das mamas.
Ressonância Magnética
 
A ressonância magnética é uma modalidade que não faz uso da radiação ionizante, mas de uma radiofrequência em conjunto com um forte campo magnético que permitem a formação de imagens. A máquina estimula as moléculas de água do corpo humano de forma organizada, tornando-as capazes de emitir sinais que podem ser processados para produzir imagens.

Agende agora seu exame na Scan Diagnóstico (Taboão da Serra):


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×