Densitometria Óssea alguns detalhes sobre o exame

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A densitometria óssea usa uma dose muito pequena de radiação ionizante para produzir imagens do interior do corpo (geralmente da coluna e quadris mais baixos ou lombares). Seu objetivo é medir a perda óssea.

É um procedimento usado, principalmente, para detectar osteopenia ou osteoporose, doenças nas quais os minerais e a densidade do osso são baixos e o risco de fraturas é aumentado.

Daí a necessidade de se conhecer tudo sobre densitometria óssea.

Esse exame mede com rapidez e precisão a densidade do osso, utilizando o padrão estabelecido hoje para medir a densidade mineral óssea (DMO).

Essa medida diz ao profissional de saúde se há diminuição da massa óssea. Quando isso ocorre há uma condição na qual os ossos ficam mais frágeis e propensos a quebrar ou fraturar facilmente.

A maneira como é feita a densitometria óssea, normalmente, mede a densidade óssea dos ossos da coluna vertebral, parte inferior do braço e quadril.

Para que serve a densitometria óssea?

Como dissemos anteriormente, um teste de densidade óssea é feito principalmente para procurar osteoporose (ossos finos e fracos) e osteopenia (diminuição da massa óssea). A detecção dessas condições permite que esses problemas possam ser tratados o mais rápido possível.

O tratamento precoce ajuda a prevenir fraturas ósseas. As complicações dos ossos quebrados, relacionadas à osteoporose são frequentemente graves, particularmente em idosos.

Nesses casos, ter conhecimento de tudo sobre densitometria óssea e a importância desse exame vai ajudar na qualidade de vida da pessoa mais idosa.

Quanto mais cedo a osteoporose for diagnosticada, mais cedo o tratamento pode ser iniciado para melhorar a condição ou evitar que piore.

Um teste de densidade óssea pode ser usado para:

  • Confirmar um diagnóstico de osteoporose, se você já teve uma fratura óssea
  • Prever suas chances de fraturar um osso no futuro
  • Determinar sua taxa de perda óssea
  • Verificar se o tratamento está funcionando

Agende agora seu exame na Scan Diagnóstico (Taboão da Serra):


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×