Mamografia: o que é e quando fazer

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Toda mulher precisa ter uma atenção a mais com o seu corpo, principalmente com as mamas. E a melhor forma de iniciar esses cuidados é fazendo a mamografia. Afinal, esse é um exame que detecta precocemente o câncer de mama.

Como a tecnologia evoluiu muito nos últimos anos alguns aparelhos que realizam esse exame (mamógrafos) são digitais. A vantagem de fazer esse exame digital é que ele possui mais qualidade e uma definição muito alta. Dessa forma, qualquer alteração que por acaso tenha será melhor visualizada.

Mas as máquinas tradicionais ainda são muito utilizadas. Com elas, a imagem não é digitalizada e sim impressa em um filme.

mamografia-procedimento-exame

Quem deve fazer esse exame?

Para fazer a mamografia é necessário que o médico faça a solicitação a fim de detectar o tumor na mama precocemente.

O ideal é que se faça esse exame pela primeira vez aos 35 anos e, após os 40, o recomendado é que todos os anos ele seja realizado. Mas, se a mulher se enquadrar no grupo de alto risco, ela pode dar início a esse controle muito mais cedo.

As mulheres se enquadram nesse grupo quando:

  • Parentes em primeiro grau como mãe, filha ou irmã tiveram câncer de mama antes de completarem os 50 anos;
  • Parentes de primeiro grau tiveram câncer de ovário ou câncer de mama bilateral;
  • Tem histórico de câncer de mama masculino na família;
  • Tem lesão proliferativa na mama com atipia comprovada em biopsia;

Para fazer esse exame a mulher precisa se posicionar em pé de frente para o equipamento. Assim, o mamógrafo irá comprimir cada mama tanto na horizontal quanto na vertical. Esse exame é um pouco desconfortável, mas é rápido mesmo na mamografia tradicional (a digital é ainda mais rápida). No entanto, se a paciente tiver prótese de silicone ela deve informar a equipe antes de realizar esse exame.

Outra forma de detectar o câncer de mama é fazendo o autoexame. Com ele, a mulher percebe se há um nódulo no seio. Porém, ela só sentirá que tem algo de estranho quando ele já tiver um pouco desenvolvido.

Com o exame realizado com o mamógrafo o tumor é descoberto antes mesmo de ser sentido pela mulher, ou seja, bem no comecinho. Por isso, o mais recomendável é realizar esse exame assim que completar os 40 anos, ou antes, se ela se encaixar no grupo de alto risco.

Por que fazer a mamografia

O câncer de mama é um dos que mais matam as mulheres em todo o mundo. Por isso, elas devem se cuidar e fazer a mamografia. Afinal, ele é capaz de detectar o nódulo antes mesmo de ser sentido pela mulher.

Assim, ela terá mais saúde e qualidade de vida pois não terá que se preocupar se está tudo bem consigo. Pois esse exame faz uma análise bem profunda no seio. O que permite que o nódulo seja descoberto muito cedo. E, assim, aumente consideravelmente as chances de cura.

Ficou com alguma dúvida relacionada a mamografia? Ao acessar nossos canais você encontrará mais conteúdos relacionados a esse tema, portanto, acesse-os sempre. Deixe seu comentário e opinião e compartilhe.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×