Densitometria óssea: um importante diagnóstico

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

densitometria-ossea-em-brasilia

Todo tipo de exame é muito importante para obter um diagnóstico do que está acontecendo com nosso corpo. Um destes exames é o de densitometria óssea que é feito para diagnosticar a osteoporose e a osteopenia que detecta a redução da massa óssea de maneira precoce e correta. Esse é um método mais usado para avaliar a  densidade mineral dos ossos, através de um aparelho que utiliza a técnica de DXA (Dual-Energy X-ray Absorptiometry). Assim, a densitometria óssea consegue avaliar a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio, pois essas áreas são as mais sujeitas aos riscos de fraturas.

Esse exame é extremamente tecnológico, já que faz uso de aparelhos extremamente sofisticados e que apresentam duas vantagens importantes; a primeira delas é que eles são rápidos e produzem uma baixa exposição à radiação, – até 10 vezes menos que a exposição geradas por uma radiografia normal do tórax.  A densitometria óssea é um exame rápido, durando cerca de  5 minutos e é indolor para a medição da densidade mineral óssea. Esse exame é indicado para mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos. No entanto, ele pode ser indicado para pessoas abaixo das idades citadas se elas se encaixarem nos seguintes quesitos: baixo peso, com índice de Massa corporal menor que 18,5 kg/m², fratura prévia, medicações que aumentam o risco de osteoporose, doenças que aumentam o risco de osteoporose, monitorar osteoporose já diagnosticada, monitorar tratamento, entre outros.

O exame de densitometria óssea também pode ser aplicado na área pediátrica, para acompanhar todo o crescimento da criança e adolescente. Assim, os pediatras pedem a densitometria para poder avaliar como anda a massa óssea e quanto de massa magra e massa de gordura o paciente tem, o que funciona como um ótimo complemento à avaliação da idade óssea do Raio-X de mãos e punhos.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×