Para que serve a tomografia?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

d

Todo exame é extremamente necessário nos dias de hoje para detectar doenças. Um desses exames é a tomografia computadorizada. Esse talvez seja um dos exames mais importantes da atualidade, pois promove a realização de diagnóstico de várias doenças, bem como a avaliação de sua gravidade. Com esse exame é possível indicar o correto tratamento, permitindo detectar a presença de neoplasias dos mais variados tipos no corpo, podendo entender sua localização, bem como sua extensão e gravidade, como em caso de metástases.

No caso de pacientes que apresentem algum tipo de doença infecciosa, o exame poderá ajudar no diagnóstico, mostrando quais órgãos estão acometidos ou se há ou não complicações como fistulas e abscessos, além é claro a chance de observar se é muito grave ou não,

Tomografia com contraste

O contraste, nada mais é, do que uma substância líquida que é injetada na veia durante a realização de um exame para a melhor visualização durante o procedimento. É possível que hajam reações como sensação de calor pelo corpo, aceleramento dos batimentos cardíacos, náuseas, vômitos e gosto ruim na boca, alergias e vontade de urinar.  É claro que há pacientes que não sentem nada, mas isso depende de pessoa para pessoa.

Sua importância

A tomografia possui grande importância na hora de diagnosticar possíveis acidentes vasculares do sistema nervoso central, o que pode ajudar a estabelecer condutas corretas de tratamento. Além disso, este exame consegue ajudar no diagnóstico de doenças na coluna, tórax, abdômen, cérebro e diversas outras regiões que não podem ser visualizadas facilmente através de um exame em um consultório. Além disso, para quem não conhece, esse exame nasceu na década de 70, com foco em simplificar e auxiliar a medicina na hora garantir um diagnóstico mais elaborado e rápido do que estava acontecendo com um paciente.  Seu uso é essencial para que os profissionais da saúde ganhem tempo para realizar os tratamentos adequados.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×