5 mitos e verdades sobre o raio X

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

j

Uma coisa que provavelmente todo mundo já passou pelo menos uma vez na vida: ter que fazer exame com auxílio do raio x. Por ser uma ferramenta medicinal bastante comum e indicada como norte para a realização de diversos procedimentos médicos, foi sendo realizada desde muito tempo atrás e, por isso, alguns mitos foram se estabelecendo na sociedade a respeito do raio x, então é importante saber o que é realmente verdadeiro e o que não passa de um rumor passado de geração a geração.

  • Mulheres grávidas precisam evitar?

É um mito – exceto para o primeiro trimestre de gravidez da mulher -, já que as gestantes podem sim fazer o uso, como o raio x digital em sp, mas é preciso se atentar a um detalhe: a região do útero precisa estar muito bem protegida, já que qualquer descuido pode acarretar em expor a radiação ao feto.

  • Os radiologistas correm risco de vida no trabalho?

Um grande dizer que se ouve sempre, é que a atividade de um radiologista acaba estimulando células cancerígenas nos profissionais que estão manipulando a radiologia diariamente. E a verdade, é que, de fato os efeitos da radiação podem causar muitas doenças quando exposta em níveis maiores que o recomendado, porém, hoje em dia há presente na medicina uma grande evolução nos equipamentos de raio x digital em sp e outras regiões do Brasil, então os riscos são menores.

  • A sala do exame de raio x contamina os pacientes?

Se for um caso se tratando de raios x de diagnóstico, pode ficar tranquilo, já os aparelhos utilizados no método deixam de emitir a radiação no instante em que são desligados da tomada.

  • O raio x dos aeroportos podem danificar aparelhos digitais?

Não, não podem, já que a intensidade de radiação que sai das máquinas utilizadas em aeroportos é muito pequena, além do que por exemplo, cartões de memória recebem dados gravados por mídias magnéticas, então não sofrem alterações por raio x.

  • Exames de ressonância magnética e ultrassom são perigosos?

Esses exames não emitem radiação, então não há preocupação com isso.

Gostou das curiosidades? Se informou sobre alguns dos maiores mitos e verdades sobre o raio x? Fique tranquilo, pois a Scan Diagnóstico possui os melhores profissionais para deixar a sua saúde muito bem cuidada. Entre em contato!


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×