Como identificar se estou com cálculo renal?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

111

O cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins, surge a partir do acúmulo de cálcio, ácido úrico e oxalatos, geralmente se instalando no canal urinário e provocando dores, inflamações e infecções. Mas como identificar se estou com cálculo renal?

  • Sintomas

Os sintomas de cálculo renal se manifestam de forma imprevisível, quando a pedra se desloca até a via urinária. Os principais sintomas são:

 

– dor na hora de urinar;

– urina rosada, por conta de algumas gotas de sangue;

– dores nas costas;

– suor excessivo;

– febre;

– calafrios;

– enjoo e vômitos.

  • Diagnóstico

Quando a pessoa identifica esses sintomas, deve procurar imediatamente um nefrologista.

É recomendada a realização de um raio x para identificar o responsável pelos problemas, ou então uma ultrassonografia do trato urinário.

A ultrassonografia é dos métodos de diagnóstico por imagem mais usados no mundo todo. Sendo extremamente preciso, o ultrassom aponta onde está a lesão ou infecção e é uma peça chave para o diagnóstico de qualquer enfermidade. Nunca se recuse a fazer o exame.

  • Tratamento

O tratamento para pedra nos rins só começa após a orientação do nefrologista, pois só com exames se terá certeza sobre o tamanho das pedras e a melhor forma de dissolvê-las.

Cálculos renais pequenos não necessitam de tratamento hospitalar, sendo orientado o tratamento em casa com restrições médicas. Após o paciente seguir as orientações, tomando analgésicos e anti-inflamatórios, para aliviar a dor, e bebendo bastante água para que o organismo volte a trabalhar corretamente, as pedras são expelidas naturalmente através da urina.

Quando o cálculo renal é maior, somente internação e tratamento hospitalar resolve o caso. Em algumas situações, a cirurgia para retirada se faz necessária.

Você mora em São Paulo e não sabe em qual clínica procurar Exame Ultrassonografia sp? Conheça a Scan Diagnóstico! Oferecemos o melhor serviço com os melhores profissionais.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×