Como funciona o exame de densitometria óssea?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Você conhece o exame responsável por diagnosticar a osteoporose e a osteopenia? A Densitometria óssea é realizada para identificar com exatidão de forma precoce se há diminuição da massa óssea.

Geralmente as áreas próximas ao fêmur e a coluna lombar são as partes do corpo analisadas no exame por estarem sujeitas a fraturas. É recomendada a análise em mais de uma parte do corpo caso haja suspeita de alguma doença na região óssea, ou apenas para garantir que não houve alteração.

O profissional responsável pelo procedimento é o médico habilitado em densitometria ou técnico em radiografia. Ambos são capacitados para realizar Densitometria óssea e devem seguir as regras de conduta do exame.

O paciente que irá realizar a densitometria não deve portar colares, anéis, pulseiras, jóias, entre outros acessórios. Também é indicado que  ele não faça ingestão de suplementação com cálcio, pois a pílula pode prejudicar os resultados ao ser vista nos exames.

Após tomar as devidas precauções, o paciente troca de vestimenta para uma própria ao exame. Ele então deve se deitar na mesa acolchoada e colocar as pernas em um suporte que alinha a pelve e a coluna vertebral.

O procedimento dura pouco mais de 5 minutos quando o fêmur e a coluna são analisados, e chega próximo aos 10 minutos quando o corpo inteiro é analisado. A análise deriva de um aparelho que realiza passagens por cima do corpo, digitalizando os ossos.

A Densitometria óssea é indicada para mulheres a partir de 65 anos e homens acima dos 70 anos. O intervalo entre os exames varia de paciente para paciente, sendo o mais comum realizar as consultas a cada um ou dois anos. O intervalo diminui para meses de acordo com o nível de perda óssea.

Embora exista uma faixa etária indicada para a realização da densitometria, pessoas portadoras de doenças ou usuárias de medicamentos que aumentam o risco de osteoporose, pacientes diagnosticados com a osteoporose e pessoas com baixo peso devem realizar o exame.

Você se encaixa no perfil indicado para o exame? Já sabe onde realizar a Densitometria óssea? É importante escolher uma clínica com profissionais capacitados que priorizam o atendimento humanizado. Venha para a Scan Diagnóstico e garanta o melhor para sua saúde.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×