Afinal, o que é e para que serve a Ressonância Magnética?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Quem se consulta regularmente e se informa sobre exames diagnósticos certamente já ouviu falar sobre a máquina de ressonância magnética, mas você sabe o que é e para que serve o exame de ressonância?

Em geral, o exame de ressonância magnética é indicado por profissionais que suspeitam dos resultados de exames realizados anteriormente. A máquina de ressonância é um aparelho moderno e preciso que analisa nosso corpo através de impulsos magnéticos, possibilitando o diagnóstico por imagens em alta definição. Saiba mais sobre o processo abaixo:

  • Exame

O exame de ressonância magnética é realizado após o paciente retirar todo e qualquer item de metal presente em seu corpo. Brincos, botões, zíper e grampos de cabelos, entre outros, são exemplos de itens a serem retirados para realizar o exame. Após isso, o paciente se deita em uma maca e é levado ao tubo da máquina de ressonância. É essencial que a pessoa não se mexa durante o processo para não comprometer os resultados do exame.

  • Resultados

Em geral, as imagens geradas pelo exame de ressonância magnética são analisadas pelos profissionais. O exame é capaz de identificar doenças neurológicas, abdominais, ortopédicas, cervicais e cardíacas. Os profissionais também podem contar com um software, aumentando a precisão da análise dos resultados.

  • Periodicidade

A ressonância magnética, diferente de outros exames que utilizam radiação ionizante, não possui contra indicação quanto à sua periodicidade. Contudo, o exame costuma ser realizado para investir a fundo as suspeitas do profissional ao invés de servir como exame preventivo.

  • Contraindicações

A máquina de ressonância produz um campo magnético muito forte, portanto pacientes com cateteres, marcapassos e outros dispositivos implantáveis não devem realizar o exame. Tatuagens também devem ser analisadas antes da realização de uma ressonância magnética, pois algumas tintas contêm ferro. O exame de ressonância só deve ser indicado por profissionais, responsáveis por realizar o processo de maneira adequada para o paciente.

Antes de ir embora, você já ouviu falar na Scan Diagnóstico? Nossa clínica de diagnóstico por imagens realiza Ressonância Magnética Butantã. Agende sua visita e consulte nossos profissionais. Cuide da sua saúde com exames modernos e seguros. Conte conosco.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×