Como a diagnóstico antecipado pode salvar vidas?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O câncer de mama é um dos cânceres que mais matam no mundo todo. Segundo Dados do Ministério da Saúde indicam que esse câncer é o que mais atinge mulheres em todo mundo. No Brasil, estima-se a ocorrência 57.120 novos casos da doença em 2015. Ainda segundo os dados do Ministério da Saúde, este é o câncer mais comum entre as brasileiras, depois do câncer de pele não melanoma.

Já segundo ao Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), há um elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais e quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro. Desta forma, o controle do câncer de mama depende de um diagnóstico antecipado, reduzindo assim, os índices de mortalidade. A mamografia é um dos exames mais comuns que podem antecipar o diagnostico do câncer de mama.

Antes disso, o  autoexame é muito importante para que a mulher conheça o seu corpo. É através dele que você pode descobrir qualquer alteração que esteja acontecendo na axila ou na mama, visto que o câncer de mama pode se apresentar como uma íngua. O autoexame consiste em analisar o contorno das mamas, principalmente após o período menstrual, apertando os seios na frente do espelho. Desta forma, alterações como nas axilas, como nódulos, além de mamas com o aspecto enrugado ou com manchas avermelhadas, semelhantes a uma alergia, podem indicar alguma anormalidade, sendo necessário solicitar ajuda a um especialista.

Não existe uma causa propriamente dita sobre o câncer, mas  gravidez em idade tardia, por exemplo, está entre os fatores de risco. No entanto, é importante levar uma vida saudável e uma boa alimentação para que as chances de câncer aumentam. Não deixe de realizar exames preventivos e passar por consultas regularmente.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×