O que é o exame de eletroneuromiografia?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

 

Com um nome bem difícil, o exame de eletroneuromiografia (ENMG) é o nome de um exame responsável por avaliar a função do sistema nervoso periférico e muscular. O exame é feito por meio de  respostas elétricas, geradas por estes sistemas. O grande foco da eletroneuromiografia é localizar se há algum tipo de lesão no sistema nervoso periférico ou então oferecer informações sobre ela em um grau alto.  De modo geral, a eletroneuromiografia é um exame em duas etapas, chamadas de eletroneurografia e eletromiografia, utilizado para diagnóstico de lesões e doenças dos nervos e músculos.

A indicação médica é feita quando se tem conhecimento ou suspeita de alterações em nervos periféricos ou nos músculos, causados por doenças ocupacionais (LER), lesões causadas por traumas, doenças metabólicas, síndrome do túnel do carpo e compressões do nervo ulnar, hérnia de disco, hérnia cervical, hérnia lombar e diversos acidentes neurológicos.

A eletroneuromiografia pode ser realizada em um consultório ou em uma clínica de diagnósticos de sua confiança, que tenha o equipamento apropriado – o eletroneuromiógrafo –, onde será solicitado que o paciente deite em posição dorsal. Muitas pessoas se questionam se a eletroneurografia é dolorida, pois é um exame muito complexo. Os dois processos realizados dentro do exame de eletroneuromiografia podem gerar certo desconforto para o paciente, mas tudo dentro do tolerável por qualquer pessoa.Pacientes com marca-passo cardíaco não podem realizar a etapa da eletroneurografia e para pacientes que fazem uso de anticoagulantes, a contraindicação é para a eletromiografia.  Está procurando uma clinica para realizar o exame de eletroneuromiografia? Acesse nosso site e entre em contato conosco para saber mais!


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×