O que é a radiologia?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Atualmente o campo da radiologia tem tido grande destaque devido o incentivo dado aos estudos da área, como a criação do curso de nível superior formando tecnólogos. Para entendermos melhor sobre o que é a radiologia, é importante saber que seu mecanismo funciona com a seguinte dinâmica: aplica raios X e radiações luminosas e caloríficas para diagnosticar causas dos sintomas. Essa área de conhecimento da medicina pode ser entendida de duas maneiras, como radiologia diagnóstica e radiologia intervencional.  Esses equipamentos são extremamente fundamentais na medicina moderna, pois garantem um auxílio extra para os médicos, que podem detectar doenças por meio de imagens de estruturas internas do organismo.

Desta forma a preparação do ambiente para a realização do exame envolve o preparo de soluções químicas, a utilização de meios de contrastes radiológicos e a observação das normas de radioproteção. Também faz parte do trabalho deste profissional a preparação do paciente para exames como: mamografia, radiografia convencional, ressonância magnética e tomografia, entre outros.

Alguns especialistas em diagnósticos radiológicos acreditam que essa linha é a mais atual da medicina, pois prioriza a informação dada por meio das imagens para oferecer o melhor diagnóstico. Já na radiografia convencional, as vantagens desta são devido aos custos baixos das imagens e as possibilidades de consegui-las por meio da utilização de máquinas móveis ou versáteis. No entanto, as desvantagens são a limitação da escala de densidades que são utilizadas para demonstrar as imagens como também a utilização da radiação ionizante. Existem diversos exames radiológicos que foram desenvolvidos para o diagnóstico como a tomografia computadorizada que permite a observação de alterações de maneira mais rápida.

Para exames de radiologia, não deixe de entrar em contato conosco!


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×