Quais são os tipos de ultrassom?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O exame de ultrassom é um diagnóstico feito por imagem, utilizado para visualizar em tempo real imagens de órgãos e tecidos do corpo. Por isso, sua aplicação médica é bastante ampla e a evolução das tecnologias da eletrônica e da informática possibilita o aperfeiçoamento e evolução dos equipamentos. Assim, com o resultado os médicos de várias especialidades podem contar com este recurso na hora de fazer o diagnóstico. No entanto existem diversos tipos de ultrassom disponíveis e hoje iremos explicar alguns deles, confira:

Ultrassom 3D e 4D

Esse formato permite uma melhor visualização na estrutura que precisa ser analisada. . A ultrassonografia em 4D além de permitir uma ótima observação do bebê ainda dentro da barriga da mãe, consegue captar seus movimentos em tempo real. Elas são indicadas para a melhor visualização do feto e podem ser realizadas a partir do 3º mês de gestação, mas melhores imagens são obtidas a partir do 6º mês de gravidez.

Ultrassom de mama

Este é um exame muito comum entre as mulheres de todas as idades. O médico consegue analisar e observar a aparência de um caroço que pode ser sentido na palpação da mama. Isso ajuda a identificar se pode ser um nodulo benigno, suspeito ou câncer de mama, sendo ainda útil para avaliar os ductos mamários, e investigar as causas de dor na mama, por exemplo.

Ultrassonografia da tireoide

Para esse tipo de ultrassom, o médico observa o tamanho dessa glândula, seu formato e se ela possui algum nódulo. Esse exame pode ainda ser realizado para guiar uma biópsia para que seja retirada uma pequena amostra do tecido, em caso de suspeita de câncer, por exemplo.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×