Mamografia e tudo o que você precisa saber!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O câncer de mama é uma dura realidade entre nós, por isso, a prevenção é importante! A mamografia é um exame muita importante para o diagnostico de câncer de mama. Este é um exame que utiliza raios-x para identificar lesões e guiar biópsias nos casos suspeitos.

O exame deve começar a ser feito anualmente a partir dos 40! Mas, quando a mulher apresenta histórico familiar de câncer de mama ela deve iniciar seu rastreamento 10 anos antes do caso diagnosticado. Por exemplo, uma mulher cuja mãe foi diagnosticada aos 40 anos deverá iniciar seus exames aos 30.

O exame é um pouco doloroso sim, mas algumas mulheres sentem mais desconforto na hora de fazer o exame. Isso ocorre próximo ao período menstrual ou se possuem mamas densas pequenas.

A mamografia não é o único exame para detectar câncer de mama, mas é o melhor método, no entanto, em alguns casos é preciso complementar com ultrassonografia e a ressonância magnética para um diagnóstico mais preciso. Além disso, trata-se também de um procedimento seguro: há apenas uma quantidade muito pequena de exposição à radiação por meio de uma mamografia. A mamografia desempenha um papel fundamental no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Sempre é interessante que a cada exame você leve o histórico anterior. A recomendação é de levar o exame anterior para que o médico radiologista possa comparar os dois resultados. As mamografias têm algumas limitações, no entanto. Tecido mamário normal pode esconder um câncer da mama que não aparece na mamografia. Isto é chamado um falso negativo. Também a mamografia pode identificar uma anormalidade que se parece com um câncer, mas acaba por ser normal. Este “alarme falso” é chamado de um falso positivo.  Por conta disso, fazer a mamografia com a frequência estabelecida pelo seu médico. Entre em contato conosco e agende seu exame!


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×