Um pouco da história do raio x

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O raio X é uma das formas de diagnostico mais antigos do mundo! É através deste exames que o médico consegue enxergar os ossos e até mesmo músculos. Os raios X são radiações eletromagnéticas de alta frequência, produzidas a partir da colisão de feixes de elétrons com metais. Essa radiação não pode ser percebida pelo olho humano, pois está além da frequência máxima distinguida pela visão humana. É importante na Medicina porque possibilita gerar diagnósticos por meio de imagens.

Como foi sua descoberta?

Em novembro de 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923) descobriu os raios X enquanto realizava experimentos em seu laboratório. Utilizando um tubo de raios catódicos, Roentgen observou uma inesperada luminosidade e, ao interrompê-la com a mão, viu a imagem de seus ossos exposta em uma tela.

O físico observou que a radiação, denominada de raios X, era capaz de enegrecer filmes fotográficos. Então, em dezembro de 1895, ele pediu que sua esposa, Anna Bertha Roentgen, colocasse a mão entre um filme fotográfico e o tubo de onde os raios eram produzidos. Depois de certo tempo, ele percebeu que a imagem dos ossos da mão da mulher estava impressa no filme fotográfico. Essa foi a primeira radiografia feita no mundo. Em 1901, Wilhelm Conrad Roentgen ganhou o prêmio Nobel de Física por sua descoberta.

Assim, ao procurar uma clínica de raio X conta com profissionais qualificados e todos os equipamentos adequados para fazer os exames de radiografia quando necessários. Chamamos de raio X os exames feitos por meio da radiografia, ou seja, as “fotografias” do interior do corpo, que pode incluir ossos, órgãos e até mesmo tecidos e músculos.

Porém, os raio X na verdade são os responsáveis por emitir o feixe de raio catódios que atravessam de forma singular os diversos tipos de tecidos orgânicos e atingem uma película a eles anteposta, gerando as imagens do interior do organismo. Contar com os serviços das clínicas que fazem exames de raio X pode ser uma ótima ideia, já que a radiografia pode auxiliar tanto exames de rotina como situações emergenciais causadas por acidentes ou outros imprevistos.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×