A importância da neurologia

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A neurologia é uma disciplina médica que se dedica ao diagnóstico de doenças do sistema nervoso central e periférico, ao nível dos nervos e dos músculos, ocupando-se de uma variedade de casos que vão desde os mais frequentes aos mais raros. Em muitas doenças neurológicas, o médico de família será a pessoa mais indicada para aconselhar a procura de uma consulta especializada, pois o doente poderá não ter conhecimentos ao nível da saúde que lhe permitam identificar a origem do problema no sistema nervoso. Mas em situações que não deixam dúvidas ao doente e família que se trata de um problema neurológico, a primeira abordagem pode ser, de imediato, a consulta especializada. Um dos exames mais comuns é a  eletroneuromiografia.

Este é um exame em duas etapas, chamadas de eletroneurografia e eletromiografia, utilizado para diagnóstico de lesões e doenças dos nervos e músculos. A indicação médica é feita quando se tem conhecimento ou suspeita de alterações em nervos periféricos ou nos músculos, causados por doenças ocupacionais (LER), lesões causadas por traumas, doenças metabólicas, síndrome do túnel do carpo e compressões do nervo ulnar, hérnia de disco, hérnia cervical, hérnia lombar e diversos acidentes neurológicos.

A primeira etapa é a eletroneurografia, que consiste na aplicação de pequenos choques elétricos que se assemelham mais a pequenas pancadas, por meio de sensores adesivos (eletrodos), que são aderidos sobre alguns músculos e sobre alguns nervos. A segunda etapa do eletroneuromiografia é a eletromiografia, estágio em que o profissional analisa a atividade muscular com o paciente em repouso ou quando produz esforço leve, como contrações voluntárias. Agulhas similares às utilizadas na acupuntura são inseridas no paciente. Os estímulos de ambas as etapas são bastante toleráveis, tanto que o exame pode ser indicado para crianças, geralmente a partir dos 6 anos de idade.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×