O que é fascite plantar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A fáscia plantar é um tecido que vai do calcanhar até os dedos dos pés e funciona como uma mola toda vez que tocamos o solo. Quando excedemos sua capacidade de resistência ela pode sofrer microrrupturas e inflamar gerando dor na sola do pé. A fascite plantar é causa frequente de dor na sola do pé ou no calcanhar, principalmente sentida pela manhã, ao começar caminhar, ou após permanecer longo tempo sentado. Geralmente, esses sintomas melhoram após alguns passos.

As causas para o surgimento da fascite plantar podem ser o excesso de peso, pés planos, esporão de calcâneo, encurtamento do tendão de Aquiles, atividades esportivas como corrida de longas distâncias, balé, atividades profissionais que necessitem permanecer em pé durante muito tempo e pelo uso de sapatos com suporte inadequado para a sola do pé.

É possível obter dignostico por diversos exames, um deles é o raio x. Sendo assim, o raio x serve para identificar fraturas, tumores, distúrbios de crescimento em ossos. Já nos pulmões pode acusar o diagnóstico de pneumonia ou câncer. Quando ocorre um ferimento por arma de fogo, a radiografia é capaz de localizar onde está o projétil dentro do corpo da pessoa ferida. O exame de densitometria óssea, que é realizado por meio de Raio X, pode acusar a osteoporose em mulheres após a menopausa.

Causas

Falta de mobilidade do tornozelo e da fáscia plantar, falta de alongamento e fortalecimento da panturrilha, uso de rasteirinhas e sapatênis sem amortecimento tênis dentre outros.

Tratamentos

Para ter certeza que seu caso é fascite plantar é importante passar por uma avaliação ortopédica e/ou fisioterapêutica. A reabilitação na fisioterapia é uma importante aliada nesse momento!


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×