Ultrasonografia: o que você precisa saber?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

 

Fazer exames é extremamente necessário! É através dele que podemos ter um rápido diagnostico de tudo que está acontecendo no nosso corpo!  Por ser considerado um exame inofensivo e de baixo risco, ele é usado principalmente em crianças e gestantes, seja como parte do pré-natal ou no rastreamento de males em recém-nascidos. Mas não só isso.

O teste também é empregado para traçar uma primeira avaliação do estado de órgãos internos, como o fígado e os rins. Nas mulheres, o ultrassom transvaginal, por exemplo, analisa o útero, ovários e colo uterino.

Suspeitas de infecções como a apendicite, doenças que afetam a tireoide e os vasos sanguíneos, cálculos na vesícula e nos rins também são detectados em poucos minutos. Há ainda a possibilidade de analisar o estrago de lesões ortopédicas em tecidos moles, como ligamentos e cartilagem.   Já um ultrassom do abdômen examina alguns órgãos internos fazendo uso de ondas de alta frequência. Existem algumas variações, por exemplo, a ultrassonografia com doppler, onde o médico pode ver o fluxo sanguíneo dos principais vasos. No ultrassom do abdômen podem ser examinadas as seguintes partes do corpo: fígado, baço, pâncreas, vesícula biliar, rins, ovários e útero (pode ser feito em gestante) e artérias abdominais (via doppler).

O exame não é invasivo e costuma proceder da seguinte maneira: é aplicado um gel no abdômen, com sensação fria. Em seguida um transdutor, dispositivo capaz de transmitir as imagens, é pressionado contra a pele. O gel facilita a passagem das ondas sonoras entre a pele e o transdutor. As ondas de alta frequência são enviadas em direção aos órgãos internos que as enviam de volta para a pele. Recebidas pelo transdutor, elas se tornam uma imagem visível pela máquina. Pode ser que seja solicitado mudar de posição ou prender a respiração durante o exame.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×