Por que o diagnóstico é extremamente importante?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

 

Ter um diagnostico precoce de alguma doença é algo extremamente necessário para que tudo saia como o esperado e que as chances de cura sejam cada vez maiores. No entanto, para um diagnóstico precoce e preciso, o médico tem à disposição recursos como avaliação clínica, imagiologia (diagnóstico por imagens) e um ramo mais recente – a medicina baseada em evidências, que como o próprio nome diz, relaciona a pesquisa científica e a experiência clínica. Além de tudo isso é claro que o especialista precisa analisar uma série de variáveis que envolvem sinais e sintomas no momento de definir um diagnóstico. Doenças como intolerância à lactose, síndrome do intestino irritável, alergias, enxaqueca e labirintite podem ser mal interpretadas, levando o paciente a realizar tratamentos longos e equivocados.

O médico acrescenta, ainda, determinadas doenças que tendem a mudar com o passar dos anos – como o que vem ocorrendo com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou no caso de entidades novas.  Um diagnostico precisa ter:

– Identificação do cliente: nome, idade, gênero, endereço, estado civil, profissão etc.
2 – Queixa principal: consiste no motivo pela procura do profissional de saúde.
3 – História da doença atual: se refere ao processo da queixa principal, contendo informações do início, durabilidade, como se deu a evolução, características da dor (se houver) etc.
4 – História médica pregressa: dados sobre as patologias atuais ou passadas, que, necessariamente, não têm que estar relacionadas com a queixa principal, mas também  são importantes. Por exemplo, se o paciente for hipertenso, isto  deve ser informado, pois algumas substâncias podem interferir nesta condição.
5 – Alergias: sempre é importante relatar alergias, pois, dependendo do tipo, podem interferir na prescrição de medicamentos.
6 – Hábitos de vida: atividades físicas, tabagismo, sedentarismo, alcoolismo, dentre outras, se localizam neste item. Tais situações podem refletir no desenvolvimento de determinadas doenças.
Por conta disso, entre em contato conosco!

Agende agora seu exame na Scan Diagnóstico (Taboão da Serra):


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×