Hernia de disco: o que você precisa saber?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

 

A hérnia de disco é resultado do desgaste dos discos intervertebrais, comprimindo as raízes nervosas que emergem da coluna, provocando dor intensa.

A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.

Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga. Mas como fazer o melhor diagnostico?

O exame de ressonância magnética é capaz de reproduzir imagens com clareza e com grande resolução de qualquer parte interna do nosso corpo. Isso é possível graças à utilização de um campo magnético e de pulsos de radiofrequência. Ou seja, raios-x não são utilizados para obter imagens internas do corpo do paciente.

Como é utilizado um campo magnético para realizar esse exame, alguns dispositivos metálicos podem interferir no equipamento ou causar riscos para o paciente. Portanto, na hora de realizá-lo é necessário estar ciente do que é permitido e do que é proibido.

Para que haja sucesso na aquisição das imagens, o paciente deve ficar imóvel e não se assustar com o barulho que o equipamento faz. Quando o corpo se movimenta durante a realização da ressonância magnética da coluna lombar, o procedimento não é bem-sucedido sendo necessário fazer tudo novamente.

Agende agora seu exame na Scan Diagnóstico (Taboão da Serra):


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×