Como funciona a tomografia abdominal?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

 

A tomografia computadorizada por si só  ou simplesmente tomografia, é um tipo de exame de raio-x especializado que pode mostrar imagens em corte transversal de uma área específica do corpo do paciente.

Em uma tomografia, a máquina circunda o corpo e envia as imagens para um computador, onde são vistas por um técnico. Cada imagem é vista como um corte transversal do corpo, e servem para fornecer aos médicos diferentes perspectivas do corpo do paciente. As imagens da tomografia computadorizada têm muito mais detalhes do que a da radiografia tradicional e permitem reconstruções em diferentes planos, além de aquisições milimétricas de imagens do corpo humano.

No caso de uma tomografia abdominal, ela ajuda os médicos a verem os órgãos, vasos e ossos da cavidade abdominal. Uma tomografia abdominal em SP pode ser solicitada pelo médico quando ele suspeita de que algo possa estar errado com a região abdominal, mas não consegue encontrar detalhes por meio de um exame físico.

Algumas das razões pelas quais um médico pode querer que seu paciente se submeta a uma tomografia abdominal incluem:
• Dor abdominal;
• Massa abdominal palpável, exigindo investigação diagnóstica;
• Pedras nos rins (para verificar o tamanho e localização das pedras);
• Planejamento pré-cirúrgico (tais como de apendicite, para verificar se há obstrução intestinal; ou inflamação dos intestinos, tais como doença de Crohn; lesões pós-traumáticas; pedras na bexiga e coágulos de sangue).

O exame de tomografia é feito por um técnico de radiologia e depois analisado por um médico. Antes de fazer o procedimento, o paciente deve responder um questionário ou fazer uma entrevista médica.

Entre em contato conosco e marque já seu exame!


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×