O que é o exame de densitometria ossea?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

De fato, quando envelhecemos, o nosso corpo não consegue manter a mesma relação de perda e reposição de nutrientes como antes. Infelizmente, quando não existe a renovação da quantidade de material ósseo para a sua sustentação dos nossos ossos, podem ocorrer doenças como a osteoporose. Comum entre os idosos, ela atinge cerca de 10 milhões de brasileiros. Uma das maneiras de diagnosticar e acompanhar a saúde de um paciente com osteoporose é por meio da densitometria óssea no Butantã. O exame de densitometria Óssea é um exame muito mais comum do que você imagina.

O exame feito por meio de uma tomografia computadorizada consegue avaliar a quantidade de minerais encontrados nos ossos do paciente. E por consequência, pode identificar o grau de perda de massa óssea.

 A densitometria óssea é o exame ideal para o diagnóstico da osteoporose e da osteopenia por detectar a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa. Ele é o método mais utilizado para avaliar a densidade mineral dos ossos e utiliza um aparelho conhecido por utilizar a técnica de DXA (Dual-Energy X-ray Absorptiometry)

Recomenda-se que densitometria seja feita anualmente por mulheres acima de 65 anos e homens acima dos 70 anos. É uma forma de prevenir fraturas dos indivíduos que apresentam o quadro de osteoporose ou de doenças causadas pela deficiência de cálcio nos ossos. Em alguns casos, crianças e adolescentes podem fazer este tipo de exame a pedido de pediatras. A avaliação da massa óssea faz parte do acompanhamento do crescimento do paciente. Na primeira idade ou na terceira idade, este é um exame preventivo necessário para a saúde. Dependendo do seu resultado, ele pode evitar grandes problemas no futuro.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×