Eletroneuromiografia: o que você precisa saber?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Eletroneuromiografia (ENMG), ou eletromiografia (EMG), é um exame realizado no intuito de avaliar a função do sistema nervoso periférico e muscular e detectar a presença de lesões ou alterações que afetam os nervos e músculos.

É um exame neurofisiológico, utilizado no diagnóstico e prognóstico de lesões no sistema nervoso periférico (SNP). Exame que pode ser utilizado por médicos de diferentes áreas na avaliação dos componentes sensoriais e motores dos nervos e dos músculos. O ENMG é o uso combinado de eletromiografia e eletroneurografia. Essa técnica permite a medição da velocidade de condução do nervo periférico após a estimulação (eletroneurografia) juntamente com a gravação elétrica da atividade muscular (eletromiografia).

Neurologista, Neurocirurgião e neurologista Infantil porém não se limitando a eles. Todos podem normalmente este Exame o qual estamos dizendo quanto custa fazer um Eletroneuromiografia (ENMG). Orientações aos profissionais solicitantes. A Eletroneuromiografia é um método de diagnóstico neurofisiológico usado na avaliação diagnóstica e prognostica das doenças doas nervos periféricos:

  • plexos,
  • raízes,
  • neurônios motores espinhais,
  • além dos músculos e
  • junção neuromuscular.

Essas lesões podem resultar de diversos fatores, e este exame detecta doenças que podem ter sintomas como: dormência, formigamento, queimação, redução da força, cãibras, tremores, etc.

Doenças Detectadas pela Eletroneuromiografia

As doenças podem ser diversas: esclerose lateral amiotrófica, neuropatia diabética, poliomielite, atrofia muscular espinhal, hérnia de disco, inflamação, artrose da coluna, trauma dos nervos, paralisia facial e síndrome túnel do carpo, mononeuropatias múltiplas, polineuropatias axonais e desmielinizantes, miopatias, botulismo, distrofias musculares, paralisias periódicas, doenças musculares, etc.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×