Um diagnostico eficiente é extremamente necessário

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×


Para um diagnóstico precoce e preciso, o médico tem à disposição recursos como avaliação clínica, imagiologia (diagnóstico por imagens) e um ramo mais recente – a medicina baseada em evidências, que como o próprio nome diz, relaciona a pesquisa científica e a experiência clínica.

Além disso, o especialista precisa analisar uma série de variáveis que envolvem sinais e sintomas no momento de definir um diagnóstico. Doenças como intolerância à lactose, síndrome do intestino irritável, alergias, enxaqueca e labirintite podem ser mal interpretadas, levando o paciente a realizar tratamentos longos e equivocados.

O médico acrescenta, ainda, determinadas doenças que tendem a mudar com o passar dos anos – como o que vem ocorrendo com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou no caso de entidades novas. “A hepatite C pode evoluir para um câncer no fígado, que é uma doença de comportamento e tratamento bem diferentes da hepatite.”

Segundo Alessandro Loiola, há diversas doenças em que o diagnóstico precoce é capaz de mudar completamente seu prognóstico, a exemplo de diabetes, câncer, hipertensão, obesidade, depressão e transtornos de ansiedade.

Entre as falhas mais comuns que contribuem para um diagnóstico impreciso ele destaca a postura ética do especialista. “O pior erro de todos é se achar tão bom a ponto de não cometer equívoco algum. Um médico que tem 100% de certeza da acurácia de seus diagnósticos 100% do tempo é uma ameaça para seus pacientes e para si mesmo.

A ressonância magnética é capaz de gerar imagens de qualquer plano necessário, seja ele longitudinal, transversal ou oblíquo. Isso possibilita que o diagnóstico seja feito com precisão não importa o plano; A ressonância magnética não utiliza radiação ionizante e, além disso, os efeitos colaterais do contraste quase não existem, o que é um alívio para os pacientes que precisam fazer este exame;

 

Agende agora seu exame na Scan Diagnóstico (Taboão da Serra):


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×