Conheça os tipos de mamografia

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Na mamografia convencional, a exposição das mamas da paciente ao aparelho de raios X dá origem a um filme, que lembra os antigos filmes fotográficos, só que bem maior. Na sequência, esse filme precisa passar por um processamento para revelar a estrutura interna das mamas.

A imagem do interior da mama é gravada nesse filme, por isso pode ser necessário refazer o exame caso haja algum problema técnico com ele. Por causa disso, é preciso proteger esse material do calor e da umidade, que podem comprometer a qualidade da imagem. Já a versão digital,  se divide em direta e indireta. No caso da mamografia digital direta, os raios X são captados por um detector e transformados em sinais elétricos que são transmitidos para a tela do computador.

Para a mamografia digital indireta, as informações obtidas pelos raios X são captadas pelo detector, armazenadas em uma substância específica e depois são transformadas em uma imagem na tela de computador. Embora seja um pouco mais demorada que a mamografia digital direta, ela ainda é bem mais rápida do que a mamografia convencional.

Além do tempo de duração do exame ser mais curto, a mamografia digital oferece outras vantagens às pacientes e aos radiologistas. A imagem que é exibida na tela do computador pode ser ampliada no próprio monitor, permitindo uma análise mais precisa de eventuais alterações. Além disso, existem softwares capazes de detectar lesões, contribuindo para um diagnóstico mais correto.

Diferente do filme obtido na mamografia convencional, a imagem resultante da mamografia digital pode ser armazenada em meios eletrônicos, sendo facilmente recuperada. Dessa forma, reduz-se a necessidade de repetir o exame, diminuindo a exposição das pacientes à radiação.

É importante destacar que os estudos mais recentes não constataram diferenças significativas entre os exames em relação à capacidade de detecção de um tumor. Apesar disso, para mulheres mais jovens e com mamas densas ou muito volumosas, a mamografia digital parece ser mais precisa que a convencional.

Agende agora seu exame na Scan Diagnóstico (Taboão da Serra):


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×