Um pouco sobre a tomografia abdominal?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

 

A tomografia computadorizada é um exame de raio x realizado por meio de imagens, que tem como objetivo realizar a captação de estruturas do corpo, em especial órgãos, ossos e determinadas partes específicas. As radiografias são feitas no modo transversal e, em seguida, passam por um processamento realizado por computadores. Essas imagens são em alta definição, com uma qualidade muito maior do que do raio x convencional.

Essas imagens proporcionam a captação das imagens dos tecidos em três planos: transversal, coronal e sagital. Dessa forma, o exame se torna mais eficaz e preciso para identificar tumores, nódulos no corpo, vasos pulmonares, além de realizar um detalhamento específico no cérebro humano. Quando a suspeita do trauma é no abdômen, é realizada a tomografia abdominal, onde os médicos tentam localizar hemorragias dentro e fora dos tecidos.

Quando a suspeita é de um trauma no abdômen, os médicos buscam por líquidos ou hemorragias dentro ou fora dos órgãos. Já quando há possibilidade de apendicite, a tomografia é uma alternativa sobre a ultrassonografia, principalmente em casos de pacientes obesos ou com muita quantidade de gases no intestino, o que dificulta o exame de ultrassonografia.

O ideal é que o exame seja feito com contraste para a perfeita visualização dos órgãos. O contraste pode ser utilizado tanto por via oral quanto por via venosa, dependendo do foco do exame.

Para realizar o exame, o paciente fica deitado em uma maca, recebendo as orientações do profissional capacitado para tal procedimento. Em geral, o paciente fica em jejum de seis horas, caso seja necessário realizar contraste venoso por meio de iodo, que é injetado na veia. Porém, pessoas alérgicas não devem receber a substância e seus derivados.

Agende agora seu exame na Scan Diagnóstico (Taboão da Serra):


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×