A medicina diagnostica a seu favor

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

 

Com o desenvolvimento tecnológico dos equipamentos de imagem, há uma grande preocupação sobre qual o melhor comportamento médico diante da descoberta (em exames de rotina), de uma ou mais lesões, em geral benignas, que podem desencadear procedimentos preventivos ou curativos.

Certamente que a comunidade médica vê com bons olhos a identificação de qualquer sinal de possíveis problemas futuros para o paciente. Mas o debate caminha na direção das (1) consequências no custeio do Sistema de Saúde, na (2) pertinência da comunicação aos pacientes dessas pequenas lesões, que geram ansiedade e estresse (com risco de desenvolver outros problemas mais graves), até chegar (3) a responsabilidade do médico na avaliação sobre o que deve ou não ser considerado na incidentaloma.

Não é uma discussão simples ou rápida, mas seguramente é crescente. Em 2013, o “Journal of the American Medical Association” publicou um conjunto de sugestões de especialistas do National Cancer Institute (NCI), recomendando algumas mudanças na forma de detectar e tratar tumores. A mais marcante sugestão refere-se à eliminação da palavra “câncer” de alguns diagnósticos. A proposta dos especialistas seria rebatizar a palavra carcinoma de modo a gerar menos pânico nos pacientes.

O grupo raciocinou que como os exames ficaram muito mais sensíveis nos últimos anos, aumentou enormemente as chances dos incidentalomas. Segundo o grupo de especialistas, as lesões encontradas em exames de mama, próstata, tireoide e pulmão não deveriam ser mais denominadas como câncer, mas de IDLE (indolent lesions of epithelial origin), algo como lesões indolentes de origem epitelial. Após a publicação das sugestões a controvérsia foi turbinada.

Se você está procurando por uma clínica onde suas necessidades médicas possam ser atendidas com agilidade e competência, priorizando sempre o seu bem-estar, não perca tempo. Converse com os nossos especialistas em raio X e receba mais informações e dicas a respeito das melhores clínicas que prestam esse atendimento.

Agende agora seu exame na Scan Diagnóstico (Taboão da Serra):


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×